Campeão Pan-Americano perde o posto por um pino e conquista a medalhe prata

Por AIPS América

31 de julio de 2019

Por Philipe Rabelo (Brasil) – Jornalita Jovem AIPS América

LIMA, Peru, 31 de julho de 2019.- 
Um pino.  Foi essa a diferença entre a medalha de ouro e a prata do boliche masculino, nos jogos Pan-Americanos de Lima. O jogador americano Nicholas Pate derrubou 190 pinos, enquanto o brasileiro Marcelo Suartz derrubou 189.  Até a tarde desta terça-feira, Marcelo era o campeão Pan-Americano da modalidade.

Por 1 pino, Marcelo fica com a medalha de prata no Boliche (fotos de COB – Alexandre Loureiro)

Para o atleta, a medalha de prata teve sabor de ouro. «Precisava derrubar nove pinos, ou um strike na última bola. Acabei derrubando 7, se tivesse derrubado 8 tínhamos empatado», contou. 

O atleta pratica boliche desde os 4 anos de idade e considera que além de ser um esporte é uma forma de lazer. Apesar de ter ficado com a prata ficou satisfeito de ter tido um rendimento de alta perfomance por toda a competição «Fiquei muito feliz de ter controlado o meu lado mental e ter me mantido em alta perfomance por muito tempo. Praticamente durante a fase individual inteira eu me mantive em alta performance.» explicou

Ainda com bons resultados na modalidade, o esporte vem perdendo força. Marcelo mora no Rio de Janeiro e contou que o único centro de boliche que permite o treino dos atletas da federação na cidade vai fechar as portas. «O boliche do Norte Shopping vai fechar e dizem que vai reabrir em outro lugar, mas ainda não sabemos», revelou.

O atleta explicou que o Boliche é pouco valorizado no Brasil e não há incentivo do governo para a modalidade. Mesmo assim, na história dos jogos Pan-Americanos o Brasil tem 4 medalhas. Destas, 3 são de Marcelo. Uma de bronze em Guadalajara 2011, uma de ouro em Toronto 2015 e uma de prata em Lima 2019. 

O atleta de 31 anos também dá aulas de boliche para crianças e cuida da agência de marketing digital da qual é dono.  Marcelo tem uma rotina de treinos que, além das pistas, exige preparação física. Ele divide o tempo entre as atividades profissionais e os treinos para o esporte. Nos jogos de Lima, Marcelo competiu em dupla com o Bruno Costa, que é estreante nos jogos Pan-Americanos. Os dois são amigos há 15 anos e companheiros de esporte. Na categoria feminina, Roberta Rodrigues e Stephanie Martins também competiram em duplas.  Para a fase individual, apenas Marcelo se classificou.

Artículos relacionados

En Panamá: Entregado premio ABELARDO RAIDI  Juan Carlos Tapia

En Panamá: Entregado premio ABELARDO RAIDI  Juan Carlos Tapia

AIPS AMÉRICA con su presidente Carlos Julio Castellanos y el vicepresidente Moisés Avalos, entregaron el Premio Abelardo Raidi al colega panameño Juan Carlos Tapia Rodríguez, en reconocimiento a los 50 años de trayectoria de su programa "Lo Mejor del Boxeo", un hito...

Arco Compuesto en Juegos Olímpicos 2028

Arco Compuesto en Juegos Olímpicos 2028

La primera medalla olímpica para arqueros de arco compuesto se entregará en los Juegos Olímpicos de 2028, luego de que el Comité Olímpico Internacional anunciara hoy que el evento de equipo mixto de arco compuesto se agregará al programa de tiro con arco en Los...

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this